Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cingapura

                             Parece goiabada com queijo minas frescal.


Auê, abelhinhas!

Aqui eu começo uma seção nova do blog, chamada PAÍSES DO MUNDO. Tão interessanZZZZZRONC

E no Globo Repórter de hoje nesse primeiro capítulo, mostrarei um país lendjo, desenvolvydo e xiq de doer, Cingapura.

             Pequena, né?


Lá é uma ilha...uma ilha suuuuuuper organizada, não pode jogar lixo no chão, fumar em lugar público, andar de skate na rua e nem mascar chiclete na rua!

Mas peraí...não pode MASCAR CHICLETE? Bom, isso é pq uma vez cuspiram um chiclete na porta dum metrô da cidade, fazendo com que atrasasse as viagens por cerca de uma hora...E por causa disso, além de não poder mascar na rua, também tem uma burocracia pra comprar...Lá, se compra chiclete na farmácia e tem que preencher um formulário doido. Traduzindo: Lá não pode traficar chiclete na escola...dó.

E também tem essa roda-gigante BA-BA-DO aí de cima, é a mais alta do mundo e a mais bonita também. Tem restaurante e capacidade pra umas 20 pessoas em cada "cápsula".

Lá tem hotéis chiqueretérrimos, e as favelas de lá são condomínios de luxo. Isso pq na década de 60 o país era, digamos assim...uma bostinha. Tava recém-separado da Malásia e tudo era uma merda. Então, o primeiro-ministro-presidente-whatever resolveu construir condomínios e prédios enormes de grande e bem arquitetados. Aí colocou toda a galerë lá e todos foram felizes.

O idioma oficial é o inglês, mas tem o malaio, o mandarim e o tamil, que eu não sei bem o que é. A expectativa de vida é de 80 anos, a população é de aproximadamente 5 milhões de pessoas e o confuso horário de lá é +8 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Eu gostaria de, um dia, visitar Cingapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário