Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mudando de escola antes que a escola me mude


Boa tarde, seres vivos.

Contradizendo o título, não mudarei de escola. De vez em quando, dá uma vontade...Estudo na mesma escola há 12 anos e passo a maior parte do ano lá. Tem dias que eu fico lá até de noite.
Eu adorava aquele lugar, pois era na escola que eu fazia amigos, brincava e aprendia.

A escola foi, por muitos anos, considerada a melhor da cidade, até que outro colégio daqui conseguiu uma colocação melhor no ranking do ENEM, e então a minha escola começou a imitar a outra em algumas coisas.
Essa outra escola sempre foi conhecida pela disciplina e por ser bem regrada, muitos de lá costumavam reclamar.
Porém, minha escola resolveu mudar de um jeito meio repentino, o que prejudicou os alunos nos últimos anos. E em pouco tempo, lá virou uma espécie de ditadura (e eu, boba, continuo lá).
Criaram regras absurdas, como a proibição do uso de calças jeans claras e do uso de blusas coloridas POR BAIXO da camisa de uniforme. Proibiram os alunos de escutarem música alta no recreio.
Hoje, proibiram o uso de calça jeans escura. QUÊ?
Çumemo, nada de calça jeans escura. Hoje de manhã, barraram cerca de 50 pessoas na guarita da escola porque disseram que o uniforme estava inadequado (não estava, na maioria dos casos), inclusive a ~~irresponsável~~ que vos escreve, que estava com uma calça jeans que sempre usou pra ir à aula. Perdi metade da 1ª aula.

O bizarro é que a coordenadora da minha série não tinha ido na minha sala pra avisar que os alunos usando calças NORMAIS não poderiam assistir às aulas. Será que a calça jeans lisa-azul-marinho-escura-que-ninguém-possui ajuda no desempenho escolar? Ajuda na cognição? Ajuda os alunos a serem aprovados na federal? Interessante.

Outro fato que me deixou um tanto triste foi a mudança repentina do horário das aulas, sem aviso algum. De acordo com um livrinho de normas da escola, a entrada dos alunos para a primeira aula é permitida até as 7h05min. Este livro de normas é do ano passado. Como o deste ano ainda não foi entregue, as regras de 2012 ainda deveriam valer até que os alunos recebessem o livrinho deste ano.
Porém, sem comunicado algum, o horário de entrada passou para 7h00min, o que fez vários alunos perderem a primeira aula, e sem saberem o porquê.

Como eu citei há 4 parágrafos atrás, também fui impedida de entrar na aula, sendo que o meu uniforme era aceito até ontem (não avisaram a NINGUÉM da minha sala, tampouco a mim) e eu supostamente estava no horário normal (cheguei lá às 7h01min). Fui reclamar na direção da escola junto com muitos outros alunos, mas foi a secretária da diretora que nos atendeu.
A moça foi educada, mas não explicou o porquê da mudança das regras de vestuário e horário. Anotou nossos nomes e nos liberou para assistir ao resto da 1ª aula.

O que eu quero dizer é: as regras do colégio são completamente fúteis e sem lógica, e NÃO SÃO AVISADAS COM ANTECEDÊNCIA.
Os alunos fazem papel de palhaço e são completamente desvalorizados. A ética é jogada no lixo e os valores ensinados não são cumpridos pela própria instituição.

Outra coisa: eu sinceramente não entendo por quê o dinheiro da mensalidade paga pelos alunos não é bem aplicado. Os ventiladores das salas quebram, caem, dão curto-circuito, muitas mesas estão quebradas e a comida da cantina é uma porcaria (muitas vezes os salgados são requentados, murchos, têm ossos, insetos, são pequenos e caros demais). Às vezes, me pergunto se a Vigilância Sanitária vendeu um alvará para a escola.

No ano passado ocorreram episódios realmente desagradáveis lá, como esse que eu descrevi NESSE POST de dezembro, quando separaram as salas do simulado por ordem de nota e como o episódio que suspenderam estudantes sem motivo aparente.

No final das contas, a culpa deve ser minha, porque sou burra de continuar estudando lá, certo? Não! O problema é que meus pais querem que eu estude lá, essa é a questão.
E o colégio tem fama de ser difícil, mas não tá com essa bola toda. Estão dizendo por aí que a aprovação dos alunos no ENEM 2013 foi baixíssima.

Um conselho? Não matriculem seus filhos lá. Não queiram estudar lá. Não cometam o mesmo erro que eu, estudante irresponsabilíssima e pecadora por não ser informada de mudanças não anunciadas, cometi.

Beijos e muita reclamação no Procon,
Bebel M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário