Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mudando de escola antes que a escola me mude


Boa tarde, seres vivos.

Contradizendo o título, não mudarei de escola. De vez em quando, dá uma vontade...Estudo na mesma escola há 12 anos e passo a maior parte do ano lá. Tem dias que eu fico lá até de noite.
Eu adorava aquele lugar, pois era na escola que eu fazia amigos, brincava e aprendia.

A escola foi, por muitos anos, considerada a melhor da cidade, até que outro colégio daqui conseguiu uma colocação melhor no ranking do ENEM, e então a minha escola começou a imitar a outra em algumas coisas.
Essa outra escola sempre foi conhecida pela disciplina e por ser bem regrada, muitos de lá costumavam reclamar.
Porém, minha escola resolveu mudar de um jeito meio repentino, o que prejudicou os alunos nos últimos anos. E em pouco tempo, lá virou uma espécie de ditadura (e eu, boba, continuo lá).
Criaram regras absurdas, como a proibição do uso de calças jeans claras e do uso de blusas coloridas POR BAIXO da camisa de uniforme. Proibiram os alunos de escutarem música alta no recreio.
Hoje, proibiram o uso de calça jeans escura. QUÊ?
Çumemo, nada de calça jeans escura. Hoje de manhã, barraram cerca de 50 pessoas na guarita da escola porque disseram que o uniforme estava inadequado (não estava, na maioria dos casos), inclusive a ~~irresponsável~~ que vos escreve, que estava com uma calça jeans que sempre usou pra ir à aula. Perdi metade da 1ª aula.

O bizarro é que a coordenadora da minha série não tinha ido na minha sala pra avisar que os alunos usando calças NORMAIS não poderiam assistir às aulas. Será que a calça jeans lisa-azul-marinho-escura-que-ninguém-possui ajuda no desempenho escolar? Ajuda na cognição? Ajuda os alunos a serem aprovados na federal? Interessante.

Outro fato que me deixou um tanto triste foi a mudança repentina do horário das aulas, sem aviso algum. De acordo com um livrinho de normas da escola, a entrada dos alunos para a primeira aula é permitida até as 7h05min. Este livro de normas é do ano passado. Como o deste ano ainda não foi entregue, as regras de 2012 ainda deveriam valer até que os alunos recebessem o livrinho deste ano.
Porém, sem comunicado algum, o horário de entrada passou para 7h00min, o que fez vários alunos perderem a primeira aula, e sem saberem o porquê.

Como eu citei há 4 parágrafos atrás, também fui impedida de entrar na aula, sendo que o meu uniforme era aceito até ontem (não avisaram a NINGUÉM da minha sala, tampouco a mim) e eu supostamente estava no horário normal (cheguei lá às 7h01min). Fui reclamar na direção da escola junto com muitos outros alunos, mas foi a secretária da diretora que nos atendeu.
A moça foi educada, mas não explicou o porquê da mudança das regras de vestuário e horário. Anotou nossos nomes e nos liberou para assistir ao resto da 1ª aula.

O que eu quero dizer é: as regras do colégio são completamente fúteis e sem lógica, e NÃO SÃO AVISADAS COM ANTECEDÊNCIA.
Os alunos fazem papel de palhaço e são completamente desvalorizados. A ética é jogada no lixo e os valores ensinados não são cumpridos pela própria instituição.

Outra coisa: eu sinceramente não entendo por quê o dinheiro da mensalidade paga pelos alunos não é bem aplicado. Os ventiladores das salas quebram, caem, dão curto-circuito, muitas mesas estão quebradas e a comida da cantina é uma porcaria (muitas vezes os salgados são requentados, murchos, têm ossos, insetos, são pequenos e caros demais). Às vezes, me pergunto se a Vigilância Sanitária vendeu um alvará para a escola.

No ano passado ocorreram episódios realmente desagradáveis lá, como esse que eu descrevi NESSE POST de dezembro, quando separaram as salas do simulado por ordem de nota e como o episódio que suspenderam estudantes sem motivo aparente.

No final das contas, a culpa deve ser minha, porque sou burra de continuar estudando lá, certo? Não! O problema é que meus pais querem que eu estude lá, essa é a questão.
E o colégio tem fama de ser difícil, mas não tá com essa bola toda. Estão dizendo por aí que a aprovação dos alunos no ENEM 2013 foi baixíssima.

Um conselho? Não matriculem seus filhos lá. Não queiram estudar lá. Não cometam o mesmo erro que eu, estudante irresponsabilíssima e pecadora por não ser informada de mudanças não anunciadas, cometi.

Beijos e muita reclamação no Procon,
Bebel M.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Recomeço

Algo que a bicha que vos escreve sempre quis fazer, mas teve preguiça                                                  

Boa tarde, éguas e éguos.

Bom, a bicha que vos escreve sobreviveu à primeira semana de aula (como se fosse algo mortal) e sobreviveu ao carnaval (dormi). Então, resolvi emendar o feriado com o fim de semana e montar um post enquanto não tenho nada pra fazer.


O título é justificado pelo fato de que, depois de uma semana à toa, vou voltar pra escola na segunda. OU SEJA, haverá um recomeço das aulas.
Também poderia ser justificado com uma coisa incrível, impressionante, empolgante e bem loka, como um texto dizendo que mudei, que não sou a mesma e que esse ano vai ser diferentíssimo e agitado pra mim. Póóóórém, prefiro ser sinceríssima e honesta e registrar aqui que eu não fiz wishlist nenhuma, não prometi nada que eu não possa cumprir - até agora (pelo menos a mim mesma) - e que não fiz planos para esse ano.

ALELUIA IRMÕES~~~~

TODO SANTO COMEÇO DE ANO tinha aquela energia de "ano-novo, vida nova". Eu planejava com a que iríamos sair em todos os fins-de-semana, prometia a mim mesma que voltaria a fazer vlog, jurava a Deus que eu seria a aluna mais aplicada da sala, decidia que entraria pra ginástica e que faria inúmeros amigos em cada canto da região central da cidade.

Registrava na minha memória que eu correria atrás dos meus sonhos (olha que brega), que correria atrás do [insira o nome do amado e idolatrado da época aqui] e que falaria todas as verdades do mundo para a [insira o nome de uma desgraçada que adorava causar intriga pra cima de mim] na cara dura. Escrevia no meu diário que eu esperava ser adoradíssima e esperava fechar todos os bimestres. 
Dizia para a minha pessoa que manteria todos os livros didáticos no lugar e que iria a mihares de festas naquele ano. Rezava para São Judas Tadeu (santo das causas impossíveis) e para Santo Antônio (santo do amor/casamenteiro) pedindo motivação para ser vaidosa e parar de me vestir como um moleque e parar de agir como uma doida forçada. Quem sabe, desse modo, eu me tornaria mais legal?


E então, os dias passavam.
Eu nunca cumpria o que prometia ou desejava: minhas notas continuavam ruins, me apaixonava pela pessoa errada (quem sempre), guardava o rancor da filha da puta pra mim e sorria na frente dela, não entrei na ginástica (mentira, demorei e protelei pra cacete, mas entrei faz uma semana hehehehe), nunca tinha uma festa para ir (não tinha e nem tenho identidade falsa; além disso, aparento ser mais nova do que sou, OU SEJA, nunca deu pra ir em festas "compradas"), nunca fazia amigos novos, nunca parei de me vestir como um moleque (apenas mais recentemente é que eu tenho usado umas roupas mais "de moda", como diz a minha mãe), nunca parei de agir como uma doida forçada (isso é verdade mermo) e nunca mantive meus livros didáticos em ordem. Ah, e nunca voltei a fazer vlog.

Sempre fui adepta da "Teoria da Torcida Inversa", cuja eu acabei de dar esse nome. Não é lindo?
Enfim, a teoria consiste no seguinte: eu sei que algo tem grandes chances de dar errado (geralmente dá), e eu tento pensar que realmente vai dar. Entretanto, no fundo, eu tenho uma esperança infinita de que esse algo vai dar certo. Desse modo, eu acho que tudo vai dar certo. Na maioria das vezes, dá tudo errado e eu fico frustrada. Deu pra compreender? Não? De boa.

juro que eu não to de zoa                                                 

Essa situação toda aconteceu durante os últimos 5 ou 6 anos da minha vida (já? Eu estou ficando velha, socorro!), o que me desgastou, me machucou e me frustrou demais. Com 15 anos e 8 meses de vida, tudo pra mim parece virar uma novela. E uma coisa tão boba, como um plano de "um almoço qualquer dia" ou "vamos marcar de sair" gruda na minha mente e não sai. E perder o contato com uma pessoa legal, pra mim, vira motivo de suspiros entre um pensamento e outro. Demora pra passar, mas como tudo passa, uma hora eu esqueço de vez e parto pra próxima surpresa que o destino guarda pra mim.

Por isso tudo, esse ano eu não prometi nada "incumprível" e não fiz planos até agora. Quero deixar tudo rolar de um jeito natural e deixar as coisas encontrarem seus devidos rumos.
Bom, vou ver até onde isso vai dar. É como Chico Buarque cantou naquela música "Até o Fim": um bom futuro é o que jamais (ou pelo menos após os 10 anos) me esperou, mas vou até o fim.

Sejamos otimistas! Não quero usar aquela teoria de novo, mas não prometo que não voltarei a seguí-la. O que me resta é torcer para que as coisas sejam boas, mas sem aquela esperança exagerada.

Beijos e não me liguem a cobrar, seus pobre,
Bebel M.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Contagem regressiva para o sono

Olá, povo.

Hoje, por um milagre, explicarei o título do post, já que eu nunca explico: CONTAGEM REGRESSIVA PARA O RETORNO DAS AULAS. AAAAAH CRUZCREDAVEMARIA
Não, não digo que as aulas me dão sono, mas o fato é que eu tenho dormido às 4 da matina e acordado ao meio-dia. Nessa segunda-feira, terei que acordar às 6, ou seja: provavelmente terei bastante sono no primeiro dia de aula.

Mentira, só terei sono depois do quarto dia de aula, porque provavelmente não dormirei na noite anterior aos primeiros três dias. É só comigo que acontece isso? (R: sim)
Dá muita ansiedade, porque há boatos que vão misturar todas as turmas de cada série, sendo que cada uma está junta desde 2008 (ou até antes)...Há um lado positivo e um negativo em relação a isso:

POSITIVO: dá pra conhecer melhor o povo das outras turmas, conhecer gente nova e até (quem sabe) fazer amizade com alguém. Esse negócio de "até (quem sabe) fazer amizade com alguém" ficou muito Jornal Hoje pro meu gosto

NEGATIVO: como as turmas estão juntas há bastante tempo, é difícil acostumar com outra e deixar de gostar da atual. Boa parte da minha turma é unida e convive bem, então será meio sofrido, digamos assim. Muita gente pode perder contato, e isso é bem chato.

Não sei, isso tudo pode ser nóia da minha cabeça (provavelmente é) e eu posso estar fazendo uma tempestade (interna) em um copo d'água. Que brega, ui.

Mudando de assunto, começou outra contagem regressiva, mas essa é para o Carnaval, ÊEêeêEêEêÊeEêÊEÊEÊÊÊÊÊÊÊ~eÊeÊÊÊ! As bicha pira (incluindo a bicha que vos escreve)

Esse (provavelmente) será o segundo ano em toda a minha vida que eu vou me mandar pra outra cidade e não vou ficar assistindo o desfile das escolas de samba na TV (e curtindo um recalque básico), como de costume. Espero que o Carnaval desse ano seja bom, porque eu quero compensar o fato de que eu não viajei pra praia em Janeiro. (amém)

Outra contagem regressiva que já começou (e está longe de acabar) é a da Páscoa. Sério, já tem gente contando os dias pra poder se entupir de chocolate! Acho que vou me incluir no meio desse povo e vou fazer essa contagem regressiva também.
Pensando bem, acho que não vou fazer contagem para a páscoa desse ano, comi tanto chocolate durante o Pism que até enjoei, chega! kkkkkkk

Bom, agora vou arranjar alguma coisa pra fazer, tipo dormir (sempre é uma ótima hora para dormir). Você também, aproveitem esse restinho de fim de semana pra dormir e ver tv (ou sair de casa um pouco).

Beijos e menos ansiedade,
Bebel M.

Post-Scriptum: esse post não teve imagens, pois a internet daqui de casa tá horrível e nada carregou.